Cultura Identitária

FGM divulga livros selecionados pelo Selo Literário João Ubaldo Ribeiro


Período:

2014 - 2015


Bairros:

Salvador


Calendário:

Clique aqui para ver o calendário completo

Mais informações:

A Fundação Gregório de Mattos divulga o resultado do Edital do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro. Ao todo, oito obras serão lançadas, contemplando os gêneros Contos, Crônicas, Literatura Infantil, Dramaturgia, Poesia, Romance e Republicação. E com uma novidade, que é a premiação de um jovem autor inédito, com o objetivo de estimular a produção literária no município e incentivar o surgimento de novos escritores. As publicações irão compor a Coletânea 2014 do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro.

‘É uma honra muito grande inaugurar o Selo Literário João Ubaldo Ribeiro na categoria Contos. Ele, que era um cronista extraordinário...”, comemorou o membro da Academia de Letras da Bahia, Ordep Serra, autor do livro A Devoção do Diabo. A homenagem ao autor baiano e a importância do selo também foi feita pela antropóloga social, Dra. Goli Guerreiro, que irá publicar o romance Alzira está Morta: Ficção Histórica no Mundo Negro do Atlântico. “A gente tem agora um canal para apresentar uma obra inédita. O selo será um marco na história editorial da Bahia e do Brasil. Com o nome de João Ubaldo, terá grande respaldo e irá atrair os escritores da cidade que estão tentando publicar seus trabalhos”, afirmou.

Para o jovem autor Ian Fraser, a emoção foi enorme. “Não há como descrever a felicidade de estar iniciando minha carreira com o respaldo do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro e da FGM. Estou muito empolgado em fazer parte do cenário literário baiano”, destacou. O romance selecionado O Sangue é Agreste: Os Livros do Sertão começou a ser escrito pelo bacharel em Cinema e Vídeo em 2004, na aula de roteiro da faculdade e, há dez anos, ele vem desenvolvendo a narrativa.

A proposta do selo visa a fomentar o mercado literário em Salvador, resgatando a sua tradição em lançar grandes obras que exaltam a cultura soteropolitana, baiana e brasileira. “É assim que se incentiva a literatura na cidade. Se a Prefeitura continuar fazendo o que fez agora, abrindo espaços para os escritores, vai ser maravilhoso”, finalizou Ordep Serra.


Confira as obras selecionadas:

Contos
A DEVOÇÃO DO DIABO - Ordep José Trindade Serra

Crônicas
CRÔNICAS HIPERMODERNAS - Márcia Raquel Carvalhal Gonzalez

Dramaturgia
PARTISTE - Paulo Henrique Correia Alcântara

Literatura Infantil
O CIRCO DA ALEGRIA, A SEMENTE DA FELICIDADE - Maria Betânia dos Santos

Poesia
MAR INTERIOR - Renato de Oliveira Prata

Romance
ALZIRA ESTÁ MORTA: FICÇÃO HISTÓRICA NO MUNDO NEGRO DO ATLÂNTICO - Goli Almerinda de Sales Guerreiro

Republicação
CANUDOS: A LUTA - José Guilherme da Cunha

Prêmio Jovem Autor Inédito
O SANGUE É AGRESTE: OS LIVROS DO SERTÃO - Ian Fraser Lima

FGM divulga livros selecionados pelo Selo Literário João Ubaldo Ribeiro