Cultura Popular

FGM divulga obras selecionadas no edital Arte na TV


Período:

2014 - 2015


Bairros:

Salvador


Calendário:

Clique aqui para ver o calendário completo

Mais informações:

A Fundação Gregório de Mattos (FGM) publicou no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira (19) o resultado do edital Arte na TV, voltado para a produção seriada de obras audiovisuais.

Na modalidade Ficção, a obra contemplada foi a série infantil TaBuh!, produzida pela Doc Filmes Produções Audiovisuais.  Os três documentários selecionados foram O samba que mora aqui, da produtora Caranguejeira Comunicação e Produção Audiovisual; Saberes Passados, proposto pela Liberato Produções Culturais LTDA e Culturama, da Cavalo do Cão Produção de Filmes.

O edital Arte na TV tem o objetivo de incentivar a produção independente de obras nas modalidades seriadas de Ficção, Animação ou Documentário, com finalidade comercial e destinadas à exibição inicial em televisão. A ação é resultado da parceria entre a FGM e a Agência Nacional do Cinema (Ancine).

Conheça as obras selecionadas:

FICÇÃO

TaBuh!
Produtora: Doc Filmes Produções Audiovisuais

A série de ficção infantil TaBuh! vai apresentar, com leveza e humor, temas considerados tabu para se tratar com crianças. Morte, sexo e sexualidade, preconceito racial e drogas são os assuntos que serão abordados, em quatro histórias curtas independentes. Realismo fantástico e vida real se misturam para compor os episódios, que trazem crianças como protagonistas. A cidade de Salvador, com a diversidade de suas paisagens naturais e humanas, estará em destaque.

Ficha técnica:
Marcos Póvoas, produtor executivo     
Sofia Federico, roteirista e diretora                       
Adler Paz, diretor de produção                       
Gisela Tapioca, psicóloga e consultora educacional                      
Raquel Rocha, diretora de arte                       
Pedro Semanovski, fotógrafo
 
DOCUMENTÁRIOS
 
O samba que mora aqui
Produtora: Caranguejeira Comunicação e Produção Audiovisual

Série de documentário que retrata a roda de samba em Salvador e como ela continua a ser produzida em sua essência, num diálogo entre a tradição e o presente, ajudando a formatar um ideal de baianidade a partir da sua música e desse importante ritual festivo.

Ficha técnica:
Vitor Bitencourt Rocha, diretor e roteirista                     
Pedro Souza Santana, editor                       
Mateus Oliveira Damasceno, produtor executivo                       
Pedro Rodolpho Jungers Abib (Pedrão), diretor musical
Eliana Mendes, diretora de produção
 
Saberes passados
Produtora: Liberato Produções Culturais LTDA

A série registra a relação entre mestre e aprendiz na preservação da ancestralidade e na perpetuação de manifestações culturais afro-brasileiras na cidade do Salvador, que são de grande relevância para o país. Através de quatro personagens principais, sinaliza a importância da oralidade na relação entre quem ensina e quem aprende para que a tradição torne-se um legado.
Ficha técnica:
Ducca Rios, diretor e roteirista                 
Cândida Luz Liberato, diretora de produção                       
Maria Luiza Gonçalves de Barros, produtora executiva
 
Culturama
Produtora: Cavalo do Cão Produção de Filmes

Série documental em 5 episódios, utilizando os formatos reality show e documentário, convidará artistas para produzirem obras com tempo, tema e verba limitados. Cada programa abordará uma linguagem artística diferente. Em cada episódio, três artistas selecionados terão um dia para confeccionar suas obras a partir de um tema também escolhido pela organização do programa, com uma verba de 200 reais. O processo criativo de cada artista será acompanhado, durante todo o dia, pela equipe do programa. Ao final as obras serão avaliadas por jurados.

Ficha técnica:
Daniel Lisboa, diretor
Joana Giron, produtora executiva
Flavia Santana, diretora de produção                       
Igor Souto, diretor de fotografia                       
Henrique Dantas, diretor de artes