2014 - 2015
Salvador
As inscrições para os editais municipais de cultura Arte em Toda Parte – Ano II, Arte Todo Dia e Arte na TV, lançados pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Cultura (Sedes), foram finalizadas na última terça-feira (7), e o certame contou com ampla participação dos agentes culturais, que inscreveram um total de 606 projetos.
O edital Arte em Toda Parte recebeu 462 projetos, distribuídos pelas onze categorias, que são Artes Visuais (39), Audiovisual (67), Circo (12), Culturas Identitárias (30), Culturas Populares (26), Dança (48), Festivais (38), Fotografia (15), Música (74), Literatura (25) e Teatro (88). Cada categoria terá pelo menos dois projetos selecionados, com valor mínimo de R$30 mil e máximo de R$ 100 mil.
As propostas passarão por duas etapas de avaliação, que são a Habilitação e a Análise de Mérito e Seleção. Na fase de Habilitação, será realizada uma triagem com o objetivo de verificar se o proponente cumpriu todas as exigências documentais e demais condições indicadas no edital. O resultado será publicado no Diário Oficial do Município e nos sites www.culturafgm.salvador.ba.gov.br e www.arteemtodaparte.salvador.ba.gov.br até o dia 20 de outubro. Já na Análise de Mérito e Seleção, os projetos aprovados anteriormente serão avaliados por uma comissão de seleção, composta por 16 membros, sendo cinco representantes da FGM e 11 da sociedade civil, com conhecimento e notoriedade nas áreas artístico-culturais contempladas pelo certame. A divulgação dos resultados será feita até o dia 3 de novembro.
O edital Arte Todo Dia recebeu um total de 98 inscrições. A seleção visa ao credenciamento de artistas e entidades culturais sem fins lucrativos, para apoio financeiro a atividades artístico-culturais de pequeno porte realizadas em Salvador ao longo do ano, com base na demanda espontânea. As propostas inscritas serão avaliadas por uma comissão técnica formada por cinco servidores da FGM, os quais selecionarão os credenciados e as atividades a serem contratadas pelo órgão. A relação dos credenciados e das ações habilitadas serão divulgadas até 17 de outubro.
O edital Arte na TV recebeu 46 propostas, sendo 28 projetos de Documentário e 18 de Ficção e Animação. A ação é resultado da parceria entre a FGM e a Agência Nacional de Cinema (Ancine), que prevê o financiamento de quatro obras seriadas de audiovisual de produção independente, com finalidade comercial e destinados à exibição inicial em televisão. Serão selecionadas três obras na modalidade Documentário e uma na modalidade Ficção ou Animação. Os projetos inscritos também serão submetidos a duas etapas de avaliação, que são a Análise Prévia e a Análise de Mérito e Seleção.
A Análise Prévia será realizada por comissão composta por servidores da FGM, cuja função é avaliar se a proposta se enquadra nas disposições do edital e apresenta a documentação exigida, bem como se está em conformidade com a legislação. O resultado será divulgado até o dia 20 de outubro. Os projetos aprovados na primeira etapa serão submetidos à Análise de Mérito e Seleção, feita por comissão formada por quatro representantes da sociedade civil do setor do audiovisual e três da Prefeitura, com experiência e conhecimento técnico-operacional na área. Os projetos contemplados nesta fase serão conhecidos até 5 de novembro.
O edital do Selo Literário João Ubaldo Ribeiro teve as inscrições encerradas no dia 30 de setembro, via Correios, e já alcança o quantitativo de 97 obras literárias inscritas. O objetivo do certame é selecionar e publicar, em formato impresso e digital, cinco obras literárias inéditas de autores soteropolitanos ou residentes no município, e republicar outra que tenha tido grande relevância na literatura local, mas se encontra fora de circulação. O resultado final dessa seleção será divulgado até o dia 31 de outubro.